LOGO BCRP

Biblioteca Central
USP Ribeirão Preto

 

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
PREFEITURA DO CAMPUS USP DE RIBEIRÃO PRETO
BIBLIOTECA CENTRAL

As doações devem consistir necessariamente de obras de cunho científico, destinadas a apoiar atividades de pesquisa ou de ensino superior, apresentar relação com as bibliografias adotadas pelos diferentes cursos e respeitar questões relacionadas a direitos autorais. Por esse motivo, não podem ser aceitos livros de ensino fundamental e médio, cópias de livros, apostilas, folders institucionais, dentre outros materiais que não se identificam com os objetivos da biblioteca universitária. A biblioteca agradece a oferta desse material e sugere que seja destinado para bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.
O desenvolvimento do acervo de uma biblioteca universitária é dinâmico e deve considerar as necessidades da comunidade universitária. Assim, é importante ressaltar que alguns livros recebidos podem eventualmente ser doados para outras instituições, caso a biblioteca considere que não devem integrar seu acervo.

 

Regulamento – Instruções Para Doação

A Biblioteca Central de Ribeirão Preto define como procedimento para o recebimento de doação de material bibliográfico, as regras descritas abaixo:

1. Toda doação deve ser precedida de consulta à Biblioteca sobre o interesse;

2. O doador deve enviar formulário preenchido para o e-mail bcrp@usp.br com a relação do material a ser analisado contendo os seguintes dados:

a) Livro: autor, título, edição, editora, volume e ano (Doação de Livros).(clique aqui para baixar o formulário de doação de livros)

b) Periódico: título, volume, número, suplemento, mês e ano (Doação de Periódicos). (clique aqui para baixar o formulário de doação de periódicos)

3. Após análise da listagem a Biblioteca Central entrará em contato com o doador informando quais materiais foram aceitos (ACEITO) e quais não foram aceitos (NÃO ACEITO);

4. O doador deve observar quais os materiais foram efetivamente Aceitos pela Biblioteca Central, separá-los e entregá-los diretamente na Biblioteca;

5. A Biblioteca, quando do recebimento da doação previamente selecionada, executará os procedimentos técnicos necessários à incorporação dos materiais no acervo. O processamento e a incorporação ao acervo serão feitos de acordo com a disponibilidade de tempo de trabalho da equipe técnica;

6. Serão aceitos os materiais quando:
a) O assunto estiver relacionado às áreas de interesse da biblioteca;
b) Completar o acervo, mediante incorporação de materiais relevantes, atualizados e completos;
c) A biblioteca necessitar de novos exemplares para atender à demanda;
d) Suprir falhas de coleção;
e) Substituir materiais danificados ou extraviados;
f) Agregar valor histórico para a Instituição;

7. Não serão aceitos materiais com as seguintes características:
a) Obras danificadas ou em mau estado de conservação;
b) Cópias reprográficas;
c) Volumes de títulos que não constam do acervo e que não tenham assegurada a continuidade de recebimento;
d) Volumes de coleções que não sejam mais utilizadas;
e) Volumes de coleções descontinuadas e que estejam disponíveis on-line;
f) Idioma pouco acessível;
g) Material com necessidade de acondicionamento especial e de uso restrito;

8. Casos excepcionais serão discutidos pela Equipe de Bibliotecários.